quinta-feira, 6 de abril de 2023

COLEÇÃO ARGONAUTA

 
A Coleção Argonauta é uma coleção de livros de bolso de Ficção Científica,  publicada pela editora Livros do Brasil a partir de 1953. Foi pioneira em Portugal e tornou-se uma das mais influentes publicações em língua portuguesa no gênero que  também fez grande sucesso no Brasil, sendo colecionada até hoje.

Foram publicados centenas de livros pela Coleção Argonauta em mais de cinquenta anos de história, aproximadamente 112 mil páginas produzidas por escritores célebres da FC e outros não tão conhecidos. No total são 564 livros de bolso que ganharam ilustrações originais nas capas dos artistas portugueses Cândido Costa Ribeiro, Lima de Freitas entre outros. O primeiro volume de Perdidos na Estratosfera, de A. M. Low, saiu em 1953. No ano seguinte, o clássico Crônicas Marcianas do americano Ray Bradbury foi publicado como O Mundo Marciano, escolhido para ser a sexta publicação. 

Os autores A. E. Van Vogt, Anne McCaffrey, Brian Aldiss, Clifford D. Simak, Frederik Pohl, James Blish, Philip José Farmer, Philip K. Dick, Ray Bradbury e Robert A. Heinlein foram os mais publicados. A Coleção Argonauta chegou ao fim em 2006 por motivos desconhecidos com a obra Duna, de Frank Herbert. Em 2015 foi anunciado que a Livros do Brasil havia sido comprada pela Porto Editora. 

No site do colecionador João Vagos, foi disponibilizada as informações (capas e resumo) de cada um dos volumes da Coleção Argonauta. Confira o site no link:
http://coleccaoargonauta.blogspot.com/


Um outro site que lista e comenta sobre essa coleção é o Papo Nas Estrelas que é um blog voltado para Ficção Cientifica e Terror. Confira no link: http://www.paponasestrelas.com.br/colecao-argonauta/ 
Para adquirir algum livro dessa coleção procure em sebos de livros usados em sua cidade ou nos sebos online. 
Links:
  
19 sebos online na página: https://escrevereler.com.br/sebos-online/  


Nenhum comentário:

Postar um comentário